Scooby-Doo Wiki
Advertisement

Esse artigo se refere à série de televisão. Para outros resultados, confira Scooby-Doo, Cadê Você! (desambiguação).

Scooby-Doo, Cadê Você! é a primeira série das dezoito produzidas sobre o personagem Scooby-Doo e a Mistério S.A.. Nos Estados Unidos, o primeiro episódio estreou dia 13 de setembro de 1969, pelo canal CBS. Já no Brasil, estreou no começo da década de 1970, inicialmente na extinta Rede Tupi. Vinte e cinco episódios foram produzidos (dezessete em 1969-70 e mais oito em 1970).

Origem[]

Scooby-Doo, Cadê Você? foi resultado dos planos da CBS e da Hanna-Barbera de criar um programa para o sábado de manhã sem violência, o que atenderia aos pedidos dos grupos de vigilância parental que protestavam contra os programas baseados em super-heróis dos meados da década de 1960. Com o título original de Mysteries Five (Quinteto Mistério, em tradução livre) e depois Who's S-S-Scared?, Scooby-Doo, Cadê Você! sofreu várias mudanças do roteiro para a tela (a mais notável delas sendo menosprezar o lance da turma ser um grupo musical, como A Turma do Archie). No entanto, o conceito básico de quatro adolescentes e um grande cachorro bobo resolvendo mistérios "sobrenaturais" sempre esteve em vigor. O desenvolvimento de personagens não era um foco principal em sitcoms primitivas (especialmente animadas), então foi oferecido um conteúdo bem raso sobre a vida pessoal dos membros da Mistério S.A. antes da série, além do óbvio (ou seja, todos são estudantes do ensino médio). Além disso, cada episódio é uma história independente, sem conexões com episódios passados e/ou futuros (não havia sagas na franquia até Scooby-Doo! Mistério S.A.).

Escrita[]

Os criadores de Scooby-Doo, Joe Ruby e Ken Spears, eram os supervisores de história da série. Ruby, Spears e Bill Lutz escreveram os roteiros dos dezessete episódios da primeira temporada, enquanto que Larz Bourne e Tom Dagenais se juntaram a eles para escreverem os últimos oito. O enredo varia pouco de episódio para episódio. O conceito principal era o seguinte:

  1. A turma da Mistério S.A. aparece na Máquina Mistério a caminho ou retornando de algum evento ou festa, quando o furgão sofre um problema no motor ou fica avariado por qualquer motivo (superaquecimento, pneu furado etc.) próximo de uma propriedade grande e principalmente desocupada/abandonada (hotel, fábrica, museu etc).
  2. Seu (involuntário) destino acaba por ser cair nas garras de um monstro (fantasmas, monstros, Yeti etc.). Os garotos se voluntariam para investigar o caso.
  3. A turma se separa para procurar pistas, com Fred e Velma as encontrando, Daphne se metendo em uma confusão e Salsicha e Scooby encontrando comida, algo divertido e o fantasma/monstro, que os persegue. Salsicha e Scooby particularmente adoram comer, inclusive biscoitos caninos chamados Biscoitos Scooby, os favoritos dos dois.
  4. Eventualmente, pistas suficientes são encontradas para convencer a turma de que o fantasma/monstro é falso, e uma armadilha é montada para capturá-lo.
  5. A armadilha pode ou não funcionar (na maioria das vezes, Scooby-Doo cai na armadilha e eles acidentalmente pegam o monstro de outro jeito; normalmente, se o plano é explicado em detalhes antes da execução, ele falha). Invariavelmente, o fantasma/monstro é capturado e desmascarado. A pessoa na fantasia acaba por ser alguém aparentemente inocente, como uma autoridade, ou então alguém que está usando o disfarce para acobertar algum crime ou golpe.
  6. Depois de dizer a famosa frase: "E eu teria conseguido se não fosse por esses moleques enxeridos!" (às vezes acrescentando "--e esse cachorro idiota!"), o criminoso é então levado para a prisão e a turma consegue partir para seu destino.

Episódios[]

Principais artigos: Lista de Episódios de Scooby-Doo, Cadê Você!

Personagens[]

  • Scooby-Doo é o mascote da turma. Naturalmente, eles usam Scooby para farejar pistas (se sua covardia não interferir, mas isso pode ser evitado pelos Biscoitos Scooby). Originalmente, Don Messick é sua voz, um veterano da Hanna-Barbera. No Brasil, Orlando Drummond dá vida ao cachorro, personagem que dublou por mais de 40 anos.
  • Salsicha Rogers, dono e melhor amigo de Scooby. Se eles não estão encontrando o monstro enquanto procuram por pistas, eles acabam o encontrando de qualquer maneira. Quando é surpreendido, ele normalmente grita "Ô, diabo!" ("Zoinks!" no original). Ele também faz piadas e trocadilhos ruins. Na versão original, tem a voz do radialista Casey Kasem. No Brasil, Salsicha ganhou o sotaque caipira de Mário Monjardim.
  • Fred Jones se apoia em sua liderança para separar a turma para procurarem pistas e formular um plano para capturar o monstro. Nos EUA, ele tem a voz de Frank Welker, que começou aí sua longa carreira de ator de voz. No Brasil, Fred é dublado por Luis Manoel, que também dirigiu a dublagem do desenho.
  • Velma Dinkley usa seu vasto conhecimento para ajudar na resolução dos mistérios. Ocasionalmente, ela vai usar palavras cientificamente complicadas para explicar um evento. Tem a voz de Nicole Jaffe no original. No Brasil, é dublada por Nair Amorim.
  • Daphne Blake tenta apoiar a turma, mas inevitavelmente cai em algum alçapão e/ou é capturada pelo monstro. Na primeira temporada, sua voz é de Stefanianna Christopherson e, na segunda, de Heather North. No Brasil, a única e inconfundível voz dela é a de Juraciara Diácovo.

Músicas[]

Para a abertura, confira: Música de Abertura (Scooby-Doo, Cadê Você!)

O diretor musical Ted Nichols compôs um tema instrumental pro desenho, o qual acabou sendo a abertura e a música dos títulos no primeiro episódio. Já o encerramento foi escrito por David Mook e Ben Railegh, sendo que Mook gravou a música três dias antes da estreia. Depois do tema de Nichols ser usado como abertura e encerramento do segundo episódio, a versão de Mook e Railegh ficou permanentemente como abertura e também como encerramento, com exceção de três episódios: De Sururu no Castelo, Feitiço contra o Feiticeiro e Uma Noite de Medo não Acaba Cedo, que usam o tema original (usado também nos títulos dessa série e da seguinte, Os Novos Filmes de Scooby-Doo).

A segunda temporada contou com "sons de perseguição" produzidos pela La La Productions (originalmente contratada pra criar a música pro desenho Josie e as Gatinhas, o primeiro de muitos shows produzidos no mesmo formato de Scooby-Doo). Os sons foram planejados por Danny Janssen e Austin Roberts, e performados por Roberts (que também refez o tema de abertura).

As duas temporadas contavam com sons diferentes, como risadas e alguém se assutando.

Recepção[]

Scooby-Doo, Cadê Você? foi um sucesso para Hanna-Barbera e CBS, que rapidamente produziu desenhos similares para acompanhá-lo: Josie e as Gatinhas (1970), Bam-Bam e Pedrita (1971) e Fantasminha Legal (1971).

No Brasil, o desenho também foi um sucesso, fazendo bastante sucesso quando estreou no canal Cartoon Network, também passando pela Rede Tupi, Record, Globo e SBT, além do Boomerang e, até recentemente, o Tooncast.

Tempo de Exibição[]

  • Estados Unidos
    • CBS (1969-1976)
    • ABC (1976-1984)
    • USA Network (1990-94)
    • Cartoon Network (1994-2007; 2009; 2012-13)
    • Boomerang (2000-08; 2011-15)

  • Brasil
    • Rede Tupi (1972-1980)
    • Record (1977-??)
    • SBT (1981-2018)
    • Rede Globo (1982-84)
    • Cartoon Network (1998-2018)
    • Boomerang (2000-2018)
    • Tooncast (2008-2020)

Advertisement