Scooby-Doo Wiki
Advertisement
Scooby-Doo
ScoobyDoo.jpg
Estatísticas Vitais
Cor do cabelo Marrom (com manchas pretas)
Cor dos olhos Pretos
Outras Estatísticas
Afiliação Mistério S.A.
Detalhes de Produção
Interpretado(a) por Frank Welker

Scoobert "Scooby" Doo é um personagem criado pela franquia popular Hanna-Barbera. Scooby-Doo é o animal de estimação e melhor amigo de Salsicha Rogers e, em muitas repetições, é considerado como o único cão dinamarquês capaz de falar em inglês (mal falado, mas fala), ao contrário dos outros cães em sua realidade.

O chefe da programação infantil da CBS, Fred Silverman, surgiu com o nome do personagem das sílabas "doo-be-doo-be-doo", da música de Frank Sinatra, Strangers in the Night.

Biografia[]

Scoobert "Scooby" Doo é um cão dinamarquês de 7 anos que foi comprado pela turma (Fred Jones, Daphne Blake, Velma Dinkley e Salsicha Rogers) quando ainda era um filhote. Cuidar do cão ficou como trabalho de Salsicha, e os dois são melhores amigos, até hoje.

Diferentes iterações do personagem foram desenvolvidas e expandidas nas diferentes séries com os personagens, muitas delas contraditórias, como a série original e o recente filme live-action, onde o primeiro encontro de Salsicha e Scooby foram quando adolescentes, o que contradiz O Pequeno Scooby-Doo, série animada, onde eles se conhecem quase bebês.

No entanto, em todas as versões do personagem, Scooby-Doo e Salsicha Rogers dividem vários traços de personalidade, principalmente ficar facilmente assustados. Mas seus amigos (Velma, Daphne e Fred) os incentiva a irem atrás dos bandidos fantasiados geralmente com Biscoitos Scooby, um biscoito para cães (geralmente em forma de osso, ou, como mostrado nas versões mais recentes dos desenhos animados, o brasão de Scooby), embora, às vezes apelem para a lealdade inerente e a coragem de Scooby para assumir uma posição mais heróica.

Em todas as iterações, Scooby tem um impedimento de fala e tende a pronunciar as palavras um "R" no começo, embora a maioria dos personagens são capazes de compreendê-lo perfeitamente. Seu slogan, geralmente uiva no final de cada episódio com "Scooby-Dooby-Doo!". Ele também costuma dizer, pelo menos uma vez por episódio, "Roh-Roh, Rhaggy" ("Oh-Ou, Salsicha"). Sua risada peculiar está também muitas vezes em um episódio, mas ela mudou um pouco quando Frank Welker assumiu a voz do Scooby no original. A voz de Scooby é semelhante à do personagem Astro de Os Jetsons. De acordo com as séries, Scooby gosta de torta de pêssego.

Scooby é marrom da cabeça aos pés com várias manchas pretas distintas em sua parte superior do corpo. Ele geralmente é quadrúpede, mas mostra características humanas ocasionalmente ficando em duas patas. Scooby também tem polegares opostos e pode usar suas patas dianteiras como mãos. Ele tem um nariz preto e usa uma chapa dourada e azul marcada com um "SD" (suas iniciais) e uma coleira azul, tem quatro dedos em cada pata e, ao contrário dos outros cães, Scooby tem apenas uma "almofada" na sola de cada uma das patas.

Iwao Takamoto mais tarde explicou que, antes dele desenhar o personagem, ele falou primeiro com um criador de Dinamarquês, que descreveu-lhe as características desejáveis de um cachorro de pedigree. Takamoto, em seguida, desenhou Scooby o oposto daquilo. Ele disse: "Eu decidi ir no [sentido] oposto e dei a ele um lombo arqueado, pernas tortas, queixo pequeno e tal. Até a cor é errada".

Segundo a revista oficial que acompanhou o filme de 2002, Scooby tem sete anos (quarenta e nove anos em idade humana).

Elenco de Vozes[]

Original[]

Don Messick originou o padrão de voz do personagem, e providencia a voz do Scooby em cada produção Scooby-Doo a partir de 1969 até 1996, quando se aposentou. Scott Innes (também a voz de Salsicha) dublou Scooby-Doo em quatro filmes direto-para-vídeo no final dos anos 1990 e começo dos anos 2000 e Frank Welker (também a voz de Fred) assumiu começando com O Que Há de Novo, Scooby-Doo? em 2002 e outros spin-offs. Neil Fanning fez a voz do presente Scooby-Doo gerado por computador nos dois primeiros filmes live-action da Warner Bros.

  • Don Messick (1969 - 1996)
  • Scott Innes (1998 - 2001)
  • Frank Welker (2002 - presente)
  • Neil Fanning (nos filmes live-action de 2002 e 2004)

No Brasil[]

No Brasil, o único dublador de Scooby-Doo é, desde 1973-74 até hoje, Orlando Drummond.

Parentes[]

Ao longo dos vários spin-offs, vários parentes de Scooby foram introduzidos nas séries:

  • Scooby-Loo: Sobrinho de Scooby (e filho da irmã de Scooby, Ruby-Doo), Scooby-Loo é o mais bravo dos parentes de Scooby. Scooby-Loo se tornou um personagem recorrente nas séries Scooby-Doo no início de 1979, e ficou conhecido por ser bastante voluntarioso e sempre querendo enfrentar vilões em uma luta (ao contrário de seu tio). Scooby e Salsicha estavam presentes no nascimento de Scooby-Loo.
  • Yabba-Doo: De acordo com Scooby-Loo e Yabba-Doo, Yabba é irmão de Scooby, um cachorro branco de propriedade do Deputado Dusty no sudoeste americano. Ao contrário de Scooby, Yabba é corajoso. Ao contrário do Scooby-Doo e Scooby-Loo, o seu típico costume slogan no final é "Yippity-Yabbity-Doooo!" (E não "Yabba Dabba-Doo!", presumivelmente devido ao uso dessa frase por outro personagem da Hanna-Barbera, Fred Flinstone).
  • Scooby-Dão: Primo de Scooby (de acordo com Salsicha), é um cão azul-acinzentado. Um cão Mortimer Snerd-esco que ansiava por ser um detetive. Era um pouco estúpido (ele continua procurando por pistas mesmo após do mistério ser resolvido).
  • Scooby-Dee: Prima de 2º gray de Scooby, é uma cadela branca. Falava com um sotaque sulista, e era atriz.
  • Dooby-Doo: Primo de Scooby, é um cantor. Ele é um dos poucos parentes de Scooby que têm cabelo na cabeça.
  • Mamãe e Papai Doo: Os pais de Scooby.
  • Whoopsy-Doo: Primo de Scooby, é um palhaço. É do tio de Salsicha, Gaggy Rogers.
  • Ruby-Doo: Irmã de Scooby e mãe de Scooby-Loo.
  • Skippy-Doo: Irmão de Scooby. Altamente inteligente; ele usa óculos.
  • Howdy-Doo: Irmão de Scooby. Se diverte lendo tabloides de supermercado. Ele parece ser ruivo.
  • Horton-Doo: Tio de Scooby. É interessado por monstros e ciências.
  • Dixie-Doo: Prima de Scooby e animal de estimação de Betty Lou, prima sulista de Salsicha.
  • Vovô Scooby: Avô de Scooby.
  • Bisavô Scooby: Bisavô de Scooby.
  • Ianque-Doodle-Doo: Ancestral de Scooby. Não muito se sabe sobre ele. Ele parece ser um viajante.
  • Dumper Scoots: Um leão confuso que acha que é um cão. Tem o mesmo padrão de fala de Scooby-Doo. Ele acha que é primo de Scooby.

Curiosidades[]

  • A piada da "ração de cachorro/Biscoitos Scooby" tinha sido usada antes em vários desenhos animados da Hanna-Barbera, incluindo Pepe Legal e Dick Vigarista e Muttley.
  • Em Salsicha e Scooby Atrás das Pistas!, Scooby, bem como Salsicha, não são tão covardes como nas séries anteriores, embora no episódio Um Raio Cai Duas Vezes, Scooby é mostrado com um caso grave de astrafobia, algo que ele raramente tinha nos outras programas. Scooby-Doo também tem a capacidade de ganhar fantásticos poderes comendo determinados Biscoitos Scooby (em forma de osso).
  • O nome de Scooby-Doo vem da última linha da canção de Frank Sinatra, "Strangers In The Night", embora outros cantores tenham usado a frase antes de canção de Sinatra ser lançada.
  • Scooby-Doo foi uma vez imitado pelo ex-N'Sync, JC Chasez, em O Dia dos Namorados de Scooby-Doo e por David Beckham em uma promo animada de Scooby-Doo para o Reino Unido. Scooby também foi imitado por algumas outras pessoas também.
  • A gangue comprou Scooby-Doo na Loja de Animais do Grillo.
  • Em 79% das vezes, Scooby faz coisas por um Biscoito Scooby; mas, em 20,9% das vezes, ele faz por dois Biscoitos Scooby. O outro 0,1% ele faz por uma caixa inteira.
Advertisement