Scooby-Doo Wiki
Advertisement

O Fantasma do Cavaleiro Negro (What a Night for a Knight no original) é o primeiro episódio da primeira temporada de Scooby-Doo, Cadê Você?.

Premissa[]

Quando Scooby-Doo e Salsicha encontram uma caminhonete abandonada com uma armadura de cavaleiro no banco da frente, a turma a entrega ao museu no lugar do professor desaparecido. No entanto, diz-se que este Cavaleiro Negro ganha vida a cada lua cheia. Enquanto a turma investiga o cavaleiro, eles percebem que a lua está cheia, e que o Cavaleiro Negro ganhou vida!

Personagens[]

Personagens principais:

Personagens coadjuvantes:

Vilões:

Outras personagens:

Locais[]

Objetos[]

Veículos[]

Suspeitos[]

Suspeitos Motivo/razão
Professor Hyde White Seu desaparecimento misterioso.
Sr. Pacífico Ele contou à turma sobre a lenda do Cavaleiro Negro.

Culpados[]

Culpado Razão
Sr. Pacífico como o Cavaleiro Negro Inventou a lenda do Cavaleiro Negro para acobertar o desaparecimento do Prof. Hyde White porque ele saberia que as pinturas eram falsas.
Trabalhadores do museu Membros da quadrilha do Sr. Pacífico de falsificação de obras de arte.

Elenco original[]

Don Messick Scooby-Doo
Professor Hyde White
Delegado
Casey Kasem Salsicha Rogers
Frank Welker Fred Jones
Stefanianna Christopherson Daphne Blake
Nicole Jaffe Velma Dinkley
John Stephenson Cavaleiro Negro
Trabalhador do museu 1

Versão brasileira[]

Orlando Drummond Scooby-Doo
Mário Monjardim Salsicha Rogers
Luis Manuel Fred Jones
Juraciara Diácovo Daphne Blake
Nair Amorim Velma Dinkley
Magalhães Graça Sr. Pacífico

Notas/Curiosidades[]

  • Este é o primeiro episódio da série e o começo da franquia Scooby-Doo.
  • Os seguintes fragmentos deste episódio podem ser vistos nas sequências de abertura e encerramento da primeira temporada:
  1. Quando o Cavaleiro Negro faz sombra no Scooby-Doo;
  2. Scooby pulando para fora do vaso de planta;
  3. A turma lendo um livro na biblioteca e depois olhando para frente.
  • O card de título deste e do próximo episódio são diferentes dos outros pelo resto da série; ambos mostram o monstro, enquanto os outros mostram a turma correndo com título acima deles.
  • Os nomes da turma são revelados na seguinte ordem: Scooby-Doo, Salsicha, Daphne e Velma. Fred não é nomeado neste episódio. Os storyboards se referiam a ele como "Ronnie", um de seus nomes de trabalho.[1]
  • Sr. Pacífico é conhecido de Mr. Wickles no original.
  • Daphne é a primeira personagem a dizer a famosa frase "Scooby-Doo, cadê você?".
  • É a primeira vez que acontece a piada recorrente de Velma perdendo seus óculos.
  • A série é propensa a usar um novo xerife/delegado toda vez que um é preciso, mas o deste episódio poderia muito bem ser o do episódio Feitiço contra o Feiticeiro. Uma nota na sua folha de modelo também indica isto.[2]
  • Alguns outros monstros não-relacionados também são chamados de Cavaleiro Negro.
  • A mesma cena deste episódio na qual a turma olha para a tela enquanto estavam na biblioteca é usada na abertura de Scooby-Doo: Mistério na Lutamania.

Variados[]

Adaptações[]

  • Este episódio é o primeiro nível de Scooby-Doo! Classic Creep Capers.
  • Este caso foi o primeiro conhecido a ser resolvido pela turma no filme Scooby-Doo 2: Monstros à Solta. Nele, a turma (agora adulta) recebeu um estrelato de celebridade em sua cidade natal de Vila Legal. Eles doaram as várias fantasias de monstros que eles enfrentaram para o Museu de Criminologia de Vila Legal, incluindo a armadura do Cavaleiro Negro. Wickles foi solto da prisão e estava tentando abrir um parque temático em Vila Legal. Porém, seus planos são prejudicados quando armam para ele por ter dado vida ao Cavaleiro Negro, já que a turma encontrou a armadura em sua mansão.
  • No final de Scooby-Doo! O Mistério Começa, depois que turma salva o colégio, eles se veem sem motivos para continuarem juntos, mas Velma ouviu que coisas estranhas estariam acontecendo no museu de Vila Legal...
  • O especial de LEGO Scooby-Doo! Knight Time Terror é uma quase reinterpretação deste episódio, com o Cavaleiro Negro assombrando uma mansão.

Erros de animação e/ou falhas técnicas[]

  • Não tem ninguém dirigindo a caminhonete na primeira cena.
  • Quando Scooby surge atrás da turma na Máquina Mistério, ele parece estar entre Daphne e o encosto do banco.
  • Quando Velma perde seus óculos, ela confunde o Cavaleiro com Salsicha e, ouvindo a voz rouca do monstro, ela tenta lhe dar xarope para tosse; Salsicha chega na hora e toma o remédio. Umas cenas depois, sem tempo para Velma ter encontrado seus óculos, ela aparece usando-os.
  • A pluma vermelha no elmo do Cavaleiro Negro desaparece e reaparece algumas vezes durante o episódio.
  • Quando Fred ergue o macaco do carro no seu limite, a parte sulcada é tão longa que não caberia no macaco de qualquer maneira.
  • Quando Fred pega o macaco no furgão, seu braço fica certamente mais comprido.
  • Apesar de o Cavaleiro Negro fazer uma longa sombra sobre Scooby, o cachorro não faz sombra nenhuma.
  • A porta secreta dentro do sarcófago é diferente quando vista pela segunda vez.
  • O avião voa muito bem sem as asas por uma cena.
  • Quando a turma sai da sala de relíquias, o fundo mostra os mesmo veículos da próxima porta.
  • Quando a turma reage ao ver novamente o Cavaleiro Negro no escritório, os olhos de Daphne somem completamente quando ela pisca.

Inconsistências/erros de continuidade e/ou mancadas/esquisitices[]

  • Sr. Pacífico parece ser menor do que o Cavaleiro Negro. Nada é explicado sobre como ele conseguiu ficar mais alto.
  • Houve duas luas cheias em sequência. Mas a segunda poderia ter sido uma lua azul.
  • Quando Sr. Pacífico estava explicando sobre a lenda, a câmera foi até o Cavaleiro Negro, mostrando seus olhos brilhando. Isto não faz sentido, já que Sr. Pacífico era o Cavaleiro Negro.
  • Velma pergunta ao Sr. Pacífico sobre o papel do Professor Hyde White na entrega da armadura quando ela já sabia completamente de tudo. Isto foi feito ou para relembrar o público ou para informar aos recém-chegados.
  • Fred consegue ver pela janela superior do museu, não só no escuro, mas também estando de frente para a parede. A não ser que ele já conheça o local.
  • Deve haver uma preocupação mínima com assaltos, já que as janelas não tem vidros.
  • Este é o começo da negligência da turma quanto a não seguir a regra da invasão de domicílio. A janela estava aberta, mas dá no mesmo.
  • A escada que Salsicha usa é muito longa pra caber na Máquina Mistério.
  • Como é possível para um avião de exposição de museu ligar e voar? E mais: mesmo com a armadura o protegendo, Sr. Pacífico provavelmente teria sido morto pelo impacto do avião.
  • Não é revelado o quê o Sr. Pacífico iria fazer com o Professor Hyde White depois de sequestrá-lo.
  • Sr. Pacífico esconde o Professor Hyde White, que está amarrado e amordaçado, sob grandes máscara e manta. Os olhos da máscara são mostrados se mexendo e piscando enquanto o professor está atrás dela, implicando que aqueles eram os olhos dele. No entanto, as aberturas para os olhos na máscara são muito separadas para o professor olhar por elas ao mesmo tempo. Além disso, enquanto ele está amarrado, ele não está preso a nada; logo, ele seria perfeitamente capaz de mexer o seu corpo para atrair atenção dos garotos. Ele também poderia ter emitido sons.
  • Coisas são convenientemente armadas para que tudo seja um mistério:
    • Seria muito menos complicado se a armadura e o Professor Hyde White tivessem viajado ao museu separadamente. É como se o Professor Hyde White, um arqueólogo, estava meramente sendo usado como um serviço de entrega para trazer a armadura desde a Inglaterra até o museu. Mas, se fosse assim tão fácil, não haveriam as duas mensagens. A da caixa serviria para identificar o dono dela, mas isto não explica por que ele precisaria de uma carta para ir ao museu da cidade. O fato é que a turma tendo encontrado estas duas mensagens foi a conveniência fundamental para direcioná-los a começar o seu mistério, senão eles ficaram empacados com a armadura e sem saber o que fazer com ela, exceto ligar para o delegado.
  • Professor Hyde White disse que não sabe como Sr. Pacífico conseguiu entrar na armadura na estação de trem, o que realmente é um mistério, já que ele poderia ter sido pego abrindo o caixote, vestindo a armadura, entrando no caixote e fechando o caixote.
  • Não é explicado como, enquanto o Professor Hyde White estava dirigindo, Sr. Pacífico conseguiu levá-lo amordaçado e amarrado para o museu. Ele deve ter feito das duas, uma: fez o professor parar o carro assustando ele e então ou ele desmaiou ou o Sr. Pacífico teve que abatê-lo, depois dirigiu até o museu, amordaçou-o, amarrou-o e escondeu-o, e então levou o carro de volta a um ponto razoável de onde o professor estava dirigindo; ou o Sr. Pacífico amordaçou, amarrou e escondeu o professor assim que ele chegou ao museu. Os dois trabalhadores do museu devem tê-lo ajudado, já que parece muito elaborado para Sr. Pacífico ter feito tudo sozinho.
  • Não se sabe como os trabalhadores do museu foram capturados. A única explicação lógica é que o Sr. Pacífico dedurou eles para que não levasse a culpa toda sozinho.
  • Quando a turma descobre os óculos estranhos que Scooby pegou do museu, em vez de devolvê-los como bons cidadãos, eles vão à biblioteca fazer uma pesquisa.
  • Esse curador com cara de rato certamente é forte. Ele não só corre todo o museu de armadura, mas levanta uma mesa com Salsicha e Scooby pendurados embaixo da mesa e a arremessa com força considerável. Claro, depois que ele lança Salsicha e Scooby contra a parede, eles aparecem de cara na parte de cima da mesa e não embaixo.
  • Scooby derruba Salsicha e eles vão parar no fim do corredor, onde Salsicha nota que um quadro está faltando. Quando eles saem para trazer os outros, a pintura está no lugar. Quão longe Scooby conseguiu levar Salsicha para que o vilão conseguisse recolocá-lo?
  • Aparentemente, não há guardas noturnos neste museu, embora Velma mande Scooby ficar quieto.
  • O Cavaleiro Negro dá um soco em uma pintura; ele deve ter rezado para aquela ter sido uma falsificação.
  • Uma área do museu é chamada de sala das relíquias. Isto é terrivelmente vago... Todas as exposições de um museu não são consideradas relíquias? Além disso, a sala está repleta de veículos. Ela não deveria ser chamada de sala dos transportes ou algo assim?
  • Quando Scooby coloca a armadura no final do episódio, as mãos se transformaram para caber em suas patas.

Falas[]

Salsicha: Que noite sinistra pra gente voltar do cinema a esta hora, Scooby-Doo. E tudo isto porque você fez questão de ver Lassie: A Cadela Inesquecível duas vezes, amiguinho.
Scooby: (risada)

Scooby: Arqueologia?
Salsicha: Eu já ouvi falar de arco e flecha, mas nunca de arqueologia.
Salsicha e Scooby: (rindo)
Velma: Isso é uma ciência, ouviram, seus patetas.

Daphne Blake: Vamos sair por esta porta de trás!
(A porta se abre sozinha e revela o Cavaleiro Negro rosnando)
Salsicha: Que mania de Daphne escolher sempre a porta errada!

Referências[]

Episódio anterior: Série: Próximo episódio:
- Temporada 1 de Scooby-Doo, Cadê Você? Uma Pista para Scooby-Doo
Advertisement