Scooby-Doo Wiki
Advertisement

O Ídolo do Terror (A Tiki Scare is No Fair, originalmente) é o sexto episódio da segunda temporada de Scooby-Doo, Cadê Você? e o vigésimo terceiro da série.

Premissa[]

O pacote de viagem da Mistério S/A no Havaí é interrompido por um feiticeiro, que alerta aos turistas e aos nativos da ira vindoura do deus Mano Tiki Tia. A turma explora a área em busca de pistas, dando de cara repetidamente com o Feiticeiro e um ídolo de pedra de quinze metros de Mano Tiki Tia.

Personagens[]

Personagens principais:

Coadjuvantes:

  • Tenente Tomoro (aparição única)

Vilões:

  • Feiticeiro (aparição única) (disfarce)
  • John Simms (aparição única)
  • Mano Tiki Tia (aparição única) (sem falas) (disfarce)
  • Capanga de Simms

Locais[]

  • Havaí
    • Vila
    • Lanchonete
    • Vila abandonada
      • Caverna subaquática

Objetos[]

  • Tambores fantasmas
  • Jornal
  • Ídolo de Mano Tiki Tia
  • Tocha
  • Chapéu do Sr. Simms
  • Ostras com pérolas
  • Plantas de plástico
  • Esqueleto falso
  • Gravador de fita
  • Espelho de parque de diversão

Veículos[]

Suspeitos[]

Suspeito Motivo/razão
Velho Jeito assustador.

Culpados[]

Culpado Motivo/razão
John Simms como o Feiticeiro
O capanga do Sr. Simms controlando Mano Tiki Tia, assim como o substituindo como Feiticeiro
Pescar pérolas.

Elenco original[]

Don Messick Scooby-Doo
Casey Kasem Salsicha Rogers
Velho/Tenente Tomoro
Frank Welker Fred Jones
Heather North Daphne Blake
Nicole Jaffe Velma Dinkley
John Stephenson John Simms
Feiticeiro
Mano Tiki Tia

Versão Brasileira[]

Orlando Drummond Scooby-Doo
Mário Monjardim Salsicha Rogers
Luis Manoel Fred Jones
Juraciara Diácovo Daphne Blake
Nair Amorim Velma Dinkley
Cleonir dos Santos Tenente Tomoro

Notas/Curiosidades[]

  • Este é o segundo episódio da série, depois de O Mistério da Máscara, a ter um cenário definido.
  • Esta é a primeira vez que se sabe que a turma foi ao Havaí.
  • Este é o único episódio da segunda temporada de Scooby-Doo, Cadê Você? a não ter música de perseguição.
  • Este é o segundo episódio a usar transições de tela coloridas, depois de Uma Casa Mal-Assombrada.
  • Este é o segundo episódio, depois de Isca para Ladrão, a ter um Feiticeiro como o principal vilão.
  • Esta é a primeira vez que Salsicha implora por um Biscoito Scooby quando um é oferecido para Scooby; ele já havia roubado um dos petiscos de Scooby em Isca para Ladrão.
  • Daphne não é o chamariz de perigo neste episódio inteiro; Velma que fica sobre uma passagem escondida no chão.

Variados[]

  • Disfarces: Salsicha, Velma e Scooby como Tarzan, Jane e Chita, respectivamente; Scooby como dançarina de hula.

Referências culturais[]

  • Um Tiki refere-se a grandes esculturas em madeira e pedra de formas humanoides em culturas da Polinésia Centro-Oriental do Oceano Pacífico. O termo também é usado na mitologia maori, onde Tiki é o primeiro homem.
  • Salsicha, Velma e Scooby se fantasiam de personagens do universo de Tarzan.

Adaptações[]

Erros de animação e/ou falhas técnicas[]

  • A linha em torno do topo da coleira de Scooby fica marrom algumas vezes quando Salsicha está conversando com Simms.
  • O nariz de Daphne some quando Salsicha derruba a porta da lanchonete.
  • Quando Velma pergunta a Salsicha sobre o paradeiro do Sr. Simms e do Scooby, a meia-calça de Daphne some.
  • Quando a turma é vista pela primeira vez na Máquina Mistério para procurar Scooby, Salsicha é visto com um mapa na mão, mas na cena seguinte ele desaparece.
  • Enquanto na Máquina Mistério a caminho para procurar Scooby, Velma tem três sardas sob cada olho, que não são aparentes em nenhuma outra cena.
  • Quando Scooby virou o tambor em que estava escondido, antes do azul mais claro estava acima o azul mais escuro. Depois que ele virou, as cores permaneceram na mesma posição, quando deveriam estar trocadas.
  • Quando Scooby late concordando depois que Salsicha decide ajudá-lo a encontrar Simms, seu pescoço se separa um pouco da coleira, deixando o verde da Máquina Mistério atrás dele se sobressair.
  • Quando Scooby ouve Daphne dizer que a selva não será um problema para seu faro, a abertura em sua coleira é verde-oliva quando deveria ser marrom do seu pelo.
  • A meia-calça de Daphne some nas duas cenas mostradas de Velma carregando todos eles nas costas depois de se depararem com o velho.
  • Os olhos do javali mudam de vermelho-esbranquiçado quando salta pela primeira vez dos arbustos para cor de carne com pupilas rosadas quando Salsicha começa a fugir, depois volta para o vermelho.
  • Os leitões também começam com olhos vermelho-esbranquiçados quando saem dos arbustos e vão para olhos completamente brancos quando atropelam Scooby e Salsicha.
  • Scooby é muito maior do que ele deveria ser no final de sua dança de hula, logo antes do Feiticeiro apertar o botão na parede.
  • O tempo todo em que a turma está debaixo d'água, a faixa de Daphne some.
  • Quando Salsicha pergunta o que eles vão fazer depois de ficarem presos entre Mano Tiki Tia e o Feiticeiro, a boca de Daphne desaparece.
  • Quando Mano Tiki Tia pega e depois coloca o barraco com a turma no chão, o lenço de Daphne some.
  • Quando Scooby e Salsicha usam parede de armadilha, a parede próxima à câmera some.
  • Quando Velma diz que é estranho que o Feiticeiro tenha medo de uma criatura da selva, a meia-calça de Daphne some.
  • Uma vez desmascarado, o Feiticeiro retorna à pele do próprio Simms, tendo sido mais escura por todo o episódio.
  • Os dentes de Simms são cor de carne quando ele se recusa a falar depois de Fred tentar convencê-lo a concordar com ele.
  • No final do episódio, Scooby grita "Vamos nós!" enquanto surfa, sem mexer a boca.

Inconsistências/erros de continuidade e/ou mancadas/esquisitices[]

  • Quando o Feiticeiro aparece pela primeira vez, seu bastão de caveira tem grama, mas depois, pelo resto do episódio, não há grama no cajado. Uma explicação dentro do universo poderia ser que a primeira vez que o Feiticeiro foi visto era, na verdade, o capanga do Sr. Simms. O Sr. Simms pode ter removido a grama quando assumiu.
  • O Feiticeiro deveria ter deixado mais claro qual aldeia deveria ser evitada, porque não era a aldeia em que Scooby e Salsicha tinham o luau, era a que tinha a caverna subaquática secreta, o que faria mais sentido, já que era desta que Salsicha estava falando sobre ir com a turma antes do Feiticeiro fazer seu alerta.
  • Não se sabe o que aconteceu com os aldeões que fugiram. É possível que eles tenham ido para outra aldeia (dependendo se eles ficaram juntos).
  • A lanchonete está visivelmente vazia de outros clientes, apesar de haver um outro carro do lado de fora além da Máquina Mistério (embora este possa ser um carro de trabalhador).
  • A necessidade de Salsicha por um mapa quando eles estão voltando à aldeia era nula, já que ele não precisou de um para encontrar lanchonete e, logo, não precisava de um para voltar.
  • O nome de Simms é colocado no topo do jornal, provavelmente para ser visto pelo público, exatamente onde estaria o nome do jornal (já que Velma estava lendo na primeira página). Quando Velma lê sobre o avistamento, uma legenda e uma foto sobre ele são vistas na parte de trás. Não se sabe de que lado estava quando a câmera mudou para um close da foto. Quando a câmera volta para Velma segurando o jornal, as palavras e a foto desaparecem.
  • O tenente Tomoro, em seu disfarce de velho, parece gostar de assustar os guris. Já que ele era inocente, isso só poderia fazê-lo parecer mais suspeito para o público. Ele também rosna quando eles o encontram no rio. Talvez ele ache que esteja fazendo isso para o seu próprio bem?
  • De todos os objetos para usar Scooby, Salsicha usá-lo como um taco é provavelmente o mais desumano.
  • Devido à física de desenho animado, Salsicha pode sobreviver ileso ao ser atropelado por um javali selvagem e cair de uma árvore com Scooby e Velma pousando em cima dele.
  • Simms (como o Feiticeiro) não parece ser muito inteligente ou perceptivo (especialmente estranho para um jornalista/guia turístico), já que ele se apaixona pelo disfarce de Scooby e também é facilmente assustado por Salsicha e Scooby cobertos de folhas.
    • Vilões em trajes podem ser facilmente enganados.
  • Fred afirma "Essa é a saída... eu espero" tendo acabado de chegar na caverna.
  • As rodas sob os pés de Mano Tiki Tia eram visíveis o tempo todo, só sendo notadas pela turma quando ele foi virado. Não só isso, mas eles não ouviram os seus movimentos mecânicos. O peso da estátua deveria ter feito rastros no chão enquanto se movia, pois não estava andando pelo asfalto.
  • Nunca foi explicado quem montou o acidente de avião falso (e por quê). Alguém poderia imaginar que tivesse sido Simms e seu capanga tentando fazer a aldeia parecer mais perigosa e assustadora.
  • A turma está no topo de Mano Tiki Tia quando ele é pego com o Feiticeiro nas maõs, mas Velma e Daphne estão subitamente aos pés de Mano Tiki Tia quando aquela responde a Salsicha que é apenas um carro alegórico, e então elas surgem rapidamente de volta à cabeça dele enquanto Fred dá a exposição do caso.
  • O capanga de Simms parece ser expulso de Mano Tiki Tia apesar do fato de o ídolo parecer perfeitamente intacto, o que por si só pareceria implausível.
  • Quando Salsicha diz que Simms estava no luau com ele e Scooby, Velma nega, quando na verdade ele estava sim. É provável que ela tenha respondido a essência da declaração de Salsicha, em vez de exatamente o que ele disse.
  • No close do tenente Tomoro dizendo à turma que ele cuidará do último dia de férias, ele tem muito mais detalhes, mas parece muito mais velho. Ele também parece diferente na festa.
  • Não se sabe como Simms e seu capanga fizeram a pele parecer escura enquanto disfarçados de Feiticeiro.

Falas[]

(Salsicha chega à lanchonete, nervoso)
Fred: Salsicha, tente segurar os nervos!
Salsicha: (se abraça) Já fiz, mas não adianta muita coisa!

Episódio anterior: Série: Próximo episódio:
Uma Casa Mal-Assombrada Temporada 2 de Scooby-Doo, Cadê Você? Quem é Que Está com Medo Aí?
Advertisement