Scooby-Doo Wiki
Advertisement
Fred Jones
Fred Jones.jpg
Estatísticas Vitais
Cor do cabelo Loiro (maioria das aparição)
Preto (nos filmes diretamente em vídeo)
Cor dos olhos Pretos/Azuis
Outras Estatísticas
Afiliação Mistério S.A.
Detalhes de Produção
Interpretado(a) por Frank Welker

Frederick Hermann Jones, mas conhecido como Fred ou Fred Jones, é o líder auto-nomeado da Mistério S.A., e (geralmente) o motorista do furgão, a Máquina Mistério (o que é estranho, já que Daphne é a dona do furgão). Fred é um jovem loiro, usuário de lenços, escultural e corajoso, tudo o que outro membro masculino do grupo, Salsicha, não é. Em spin-offs posteriores, Fred também é mostrado tendo um grande interesse por diversos tipos de esportes.

Durante a série, Fred seria frequentemente mostrado construindo várias armadilhas estilo Rube Goldberg para vilões, as quais Scooby-Doo e/ou Salsicha muitas vezes desencadeiam por engano, mas mesmo assim o vilão acaba capturado pela armadilha. Durante a primeira temporada de Scooby-Doo, Cadê Você?, Fred às vezes se refere à Daphne como "Daphne Chama-Perigo", devido à sua propensão para se meter em encrencas.

Fred lidera o grupo na solução dos mistérios e muitas vezes manda a turma se dividir para procurar pistas. Fred geralmente leva Daphne e Velma com ele, enquanto Salsicha e Scooby vão sozinhos, embora às vezes ele envie Velma junto com Salsicha e Scooby; o principal bordão de Fred está relacionada a esta divisão e ao método de dividir e conquistar de procurar pistas: "Vamos nos separar e procurar pistas".

Alguns fãs têm proposto que Fred e Daphne têm uma atração um pelo outro, mas isso ainda há de ser realmente declarado como tal na série (apesar do Cartoon Network, em seus vários bumpers promocionais, ter se divertido com esta ideia).

Aparência Física[]

Nos filmes diretamente em vídeo da década de 1990 e na série dos anos 2000 O que Há de Novo, Scooby-Doo?, a roupa de Fred recebeu uma atualização, com a retirada de seu lenço sendo a mudança mais perceptível. Ele também é mostrado um pouco menos inteligente e mais sem noção. A remoção do lenço foi zombada durante um dos primeiros anúncios promocionais para O que Há de Novo, Scooby Doo?, quando o lenço é encontrado no chão, confundindo todo mundo, menos Fred, que parece estar desconfortável com a descoberta.

Personalidade[]

Em O que Há de Novo, Scooby-Doo?, ele é um pouco mais covarde do que sua própria versão anterior de Scooby Doo, Cadê Você?. Isto é reconhecido no episódio Receita de Desastre, quando Fred, Daphne e Velma tem que se separar para encontrar Salsicha e Scooby, e Daphne pergunta se ele pretende procurar sozinho e Fred reage um pouco covardemente: "Você quer dizer só eu? Nessa fábrica assombr--", até que ele percebe o que ele está dizendo e tenta agir "mais legal". Outro exemplo de sua nova covardia é no episódio Criado e Perigoso, quando o Fazendeiro P. vai até eles enquanto estão investigando e lhes oferece um pouco de leite morno para acalmar seus nervos e Fred responde "não, obrigado", mas depois ele conta a história do fazendeiro maldito para o que Fred se assusta e diz: "Eu queria o copo de leite morno agora" em um tom assustado.

Família e Parentes[]

  • Brad Chiles: pai biológico de Fred.
  • Judy Reeves: mãe biológica de Fred.
  • Fred Jones, Sr.: pai adotivo ilegal de Fred.
  • Eddie Jones: tio de Fred e editor do tablóide O Exagerado Nacional.
  • O Conde von Jones: tio de Fred que mora num castelo perto de uma fábrica que faz caixões especializados e dirige um museu.
  • Um tio na Aeronáutica Americana e trabalha para uma agência espacial.
  • Um tio que foi o primeiro cimbalista da Marinha Americana.
  • Tio William, Prefeito de Lighthouse Harbor, e sua esposa, Tia Glenda.

Curiosidades[]

  • Na série de desenho animado original e todos os seus spin-offs (exceto O Pequeno Scooby-Doo), Fred é dublado por Frank Welker; a versão júnior de Fred apresentada em O Pequeno Scooby-Doo foi dublada por Carl Steven. No Brasil, Fred foi dublado por Luiz Manuel, em Scooby-Doo, Cadê Você?, e por Cleonir dos Santos, a partir de Os Novos Filmes do Scooby-Doo até O Pequeno Scooby-Doo e os filmes dos anos 90; depois de sua morte, Peterson Adriano passou a dublar Fred nos anos 2000 e é sua voz atual.
  • Fred é alérgico a gatos.
  • Seu nome do meio é Hermann, segundo Velma, que o revelou em Oi, Scooby-Doo!.
Advertisement